No dia 4 de abril de 2021, domingo de Páscoa, decorrentes das cheias que se fizeram sentir, não só na capital de Timor-Leste, mas também um pouco por todo o país, a comunidade da Fraternidade Franciscana da Divina Providência em Aimutin, Dili, também foi grandemente afetada, por o temporal.
As fortes chuvas que se fizeram sentir durante a Semana Santa, levaram a que transbordassem as principais ribeiras, culminando em grandes, inundações, levando as autoridades timorenses a considerar Dili como zona de calamidade.
Cerca de 10.000 desalojados e avultados danos materiais a nível de infraestruturas básicas como pontes, estradas e edifícios são igualmente características bem evidentes desta situação.
Na comunidade da Divina Providencia de Dili, pela entrada da água, dentro de casa, de forma avultada, danificaram-se moveis e outros objetos existentes, tudo o que era de madeira ou plástico flutuava com facilidade tanto dentro como na parte exterior da comunidade: mesas, cadeiras, camas, baldes, utensílios de cozinha e outros materiais.
Parte dos muros, que limita o espaço pertencente à comunidade, acabou por ceder, caindo uma parte e outra ficando inclinado sobre o edifício vizinho à casa da comunidade.
Além da água, foi transportada para dentro do local imensa lama que dificultava a nossa deslocação.