Confiança total na Divina Providência. Abrindo-se ao amor providente de Deus, procuram as Irmãs exercer a sua missão de caridade e vencer as dificuldades e provações que lhes saem ao caminho. Servem-lhes de espelho, o próprio Jesus, que se abandonava nas mãos do Pai e Santos familiares como Francisco de Assis e José Bento Cottolengo, fundador da Pequena Casa da Divina Providência de Turim.
Evangelização, serviço e libertação dos mais pobres. Vendo em cada ser humano um membro de Cristo, procuramos libertá-lo do seu sofrimento e dar-lhe o melhor que temos: a mensagem do Evangelho.
A centralidade da Eucaristia, celebrada e adorada. Aí se contempla a misericórdia de Deus manifestada em Jesus Cristo, se fortalece a nossa doação aos mais pobres e se alimenta a nossa vida pessoal e comunitária.
Filial entrega à Bem-aventurada Virgem Maria, que terá sempre um trono radioso no coração de cada Irmã e em cada casa. Como Maria, procuraremos estar atentas à Palavra de Deus e confiar na Divina Providência. Padroeira – Nossa Senhora da Divina Providência”.
Comunhão eclesial. Cabe-nos realçar a dimensão samaritana da Igreja, simbolizada na Mulher que se encontrou intimamente com Jesus junto ao poço de Sicar e no Bom Samaritano que cuidou do homem ferido e abandonado no caminho. Fazemos tudo isto numa comunhão intensa com todos os membros do povo de Deus, pastores e fiéis.
As Irmãs Franciscanas da Divina Providência esmeram-se em acolher os ensinamentos e orientações do Magistério e colaboram generosamente nas atividades pastorais das Igrejas Particulares onde residem.
Inspiração franciscana. Imitando o exemplo da Irmã Ana e de Frei Adelino, procuramos beber o espírito humilde e pobre de Francisco de Assis. Cultivamos valores evangélicos adequados aos desafios de todos os tempos:
• O direito á vida, desde o seio materno até ao momento final;
• O respeito pela dignidade da pessoa humana, menosprezada sobretudo nos idosos e nas crianças;
• A defesa da paz, perturbada pelas guerras e pela insegurança social;
• O respeito da integridade da criação, ameaçada por tantas forças contrárias.